1.Oiço falar de “Rosto Novu”: Uma investida da Câmara Municipal da Praia para mudar o rosto da Cidade-Capital do País, substituindo o cinzentismo que é a sua imagem de marca por tons quentes e alegres, da cor do Sol, do céu e do mar da Praia de Santa Maria da Vitória. O projecto-piloto que segundo Asemana começa pelo bairro de Lém-Ferreira – que muito em breve adquirirá tons de azul-claro. A ideia é pintar 100 casas daquela que é uma das principais portas de entrada da Capital do País. Sendo que, no futuro, o executivo pretende alargar esta iniciativa a outras áreas da cidade.
2.Em seguida lembro de “Novo Songdo”: Uma cidade que está em construção na Coreia do Sul. A inauguração está prevista para o ano 2015. O planeamento da mesma é liderado por John Kim – ex-projectista-chefe do Yahoo! – e reúne, no mesmo lugar, um pólo económico, sustentável, tecnológico, confortável e totalmente planeado. Tudo se junta no que promete ser a comunidade mais dinâmica, vibrante e digitalizada de todo o planeta. Imagine que está numa casa com sensores de pressão no chão que accionam ajuda automaticamente no caso de uma queda. Ou então, no seu quintal, uma lixeira identifica quando uma garrafa está sendo reciclada e recompensa o dono da residência por isso. Consegue imaginar uma cidade onde uma infinidade de serviços pode ser executada com o telemóvel? Estes são apenas alguns dos mais básicos atractivos de “Novo Songdo”. http://www.songdo.com/
3.Será que isso me faz pensar que “Rosto Novu” não é importante para a Praia? Muito pelo contrário, acho que devemos parabenizar a CMP. Fico esperançoso em ver Praia e as demais urbes deste nosso Cabo Verde ku “Rosto Labádu” e sem lixo à solta.
ASA, 19/6/11, 1:25 a.m.
ASA, 19/6/11, 1:25 a.m.